Almorroidas

HEMORRÓIDAS


As hemorróidas são veias aumentadas no recto e em volta do ânus. Os principais factores de risco para que ocorram são a obesidade e uma dieta pobre em fibras. Na população feminina, surgem frequentemente durante a gravidez e após o parto. As hemorróidas são um problema universal que afecta a maioria da população em determinada altura das suas vidas. Estes problemas surgem devido à dilatação das veias nos tecidos moles em volta do ânus e na parte final do recto. Os nódulos em redor do ânus são conhecidos como hemorróidas externas, os nódulos no recto são hemorróidas internas. As hemorróidas internas que saem através do ânus podem ser particularmente dolorosas. As hemorróidas causam frequentemente sangramento, dor, comichão e desconforto. Estes sintomas ocorrem normalmente periodicamente e a sua condição não é severa, mas certamente desconfortável.


De forma a conseguir o melhor resultado, o tratamento das hemorróidas deve começar logo que estas apareçam. O sucesso do tratamento pode ser ainda maior se se adoptarem alterações no estilo de vida, uma dieta saudável e rica em fibras, mais exercício e beber mais água.


CAUSAS:

As hemorróidas normalmente surgem devido à prisão de ventre, que leva a um maior esforço por parte da pessoa. Este esforço vai aumentar a pressão no abdómen e causa inchaço nas veias da área rectal. Peso a mais também cria pressão nos vasos sanguíneos e aumenta o risco de virem a existir hemorróidas. O mesmo efeito é também causado pelo crescimento do feto durante a gravidez.


OPINIÃO DOS MÉDICOS:

dr. Alvin N. Goldmann, MD
”O gel e o suplemento dietético HemoSens, juntamente com um estilo de vida saudável, ajudam a controlar os sintomas das hemorróidas. HemoSens é indicado a todas as pessoas que enfrentam formas menos graves de hemorróidas aumentadas, com fissuras e úlceras na área do ânus. Acalma, reduz a irritação e a comichão e ajuda na redução dos nódulos hemorroidais.”


Estudos


Cálcio e flavonóides:

Demonstrou-se que o cálcio e os flavonóides contribuem para a eliminação de sintomas de hemorróidas agudas. Num estudo clínico, os efeitos positivos na maioria dos sintomas foram observados em apenas dois dias de utilização. Após quatro semanas de tratamento com cálcio, os sintomas das hemorróidas agudas foram completamente eliminados em 76% dos indivíduos e no caso de tratamento com flavonóides em 73% dos indivíduos.
 

Fonte: Sarabia et al., 2001. Current Therapeutic Research, 62: 524-529.


Com hamamélis:
Estudos concluiram também que a hamamélis tem um efeito benéfico no tratamento de hemorróidas, úlceras cutâneas e eczema. Os principais ingredientes activos da hamamélis são taninos e óleos essenciais que atuam como adstringente. Foi comprovado o efeito benéfico da hamamélis nos vasos sanguíneos e o seu efeito anti-inflamatório.

Fontes: 1.  Swoboda M, Meurer J. Treatment of atopic dermatitis with witch hazel ointment. Br J Phytother. 1991; 2: 128-132. 2. KORTING HC, Schafer-KORTING M, Hart H, et al. Anti-inflammatory activity of hamamelis distillate applied topically to the skin. Eur J Clin Pharmacol. 1993; 44: 315-8. 3. Hughes-FORMELLA BJ, Bohnsack K, Rippke F, et al. Anti-inflammatory effect of witch hazel lotion and a UVB erythema test. Dermatology. 1998; 196: 316-322. 5. Bernard P, P Balansard, Balansard G, Bovis A. Venotonic pharmacodynamic value of Galenic preparations with a base of witch hazel leaves. J Pharm Belg 1972; 27: 505-12.